domingo, 14 de dezembro de 2008

sobre a estréia...



Bairro Cel. Nassuca vira Cosme Velho


Curta "A Cartomante" reinventa clássico de Machado de Assis em Guaíba





No próximo dia 20, às 20h, no Museu Carlos Nobre (Espaço Cultural) será lançado o curta "A Cartomante", fruto da segunda turma da oficina de vídeo e cinema da Escola Aberta do Colégio Estadual Augusto Meyer. A história fora adaptada para os dias atuais no bairro Coronel Nassuca de Guaíba (o original se passa no Rio de Janeiro do século XIX).


Foram quatro meses de gravação nas mais diversas locações da cidade. Agora, o vídeo será exibido nos mais diversos festivais do Brasil e do exterior, em que já está inscrito. Toda a equipe é de pessoas da comunidade, professores e alunos da escola e colaboradores que foram colaborando. Quem assina o projeto é o Núcleo de Vídeo Terra Cambará, coordenado pelo professor Roberto Silva, que dirige o filme.


O elenco mostra bem a mescla do projeto: O professor Márcio Sita encarna Vilela, o marido; a aluna Jéssica Liares é a personagem-título; o patinador Paulo César Duarte Jr. vive Camilo, o amante; e Graziela Busatta é Rita.


Para o diretor, que também é roteirista, a prosa machadiana é imortal e atemporal. Cabe como uma luva na sociedade aristocrática carioca do segundo reinado e primeira república. Mas quem disse que a aristocracia morreu? Não é fácil trazer Machado aos nossos dias, mas também não é impossível. É preciso sensibilidade e dedicação ao que se está fazendo para mostrar que até numa cidade do interior do sul do Brasil, cabe as tramas e enlaces típicas do antigo Cosme Velho.


Nenhum comentário: